terça-feira, 25 de setembro de 2012

Os Pretos que Colorem Minha Vida


Na minha paleta de pintura, não é o colorido que alegra a minha vida.
Tem verde, rosa, amarelo, tem toda cor que eu quero, mas o preto é a cor preferida.
Sou de pele negra, meu sangue é vermelho, olhos castanhos, os cabelos disfarçados.
Mas nas batalhas da vida, tenho três pretos guerreiros, que estão sempre do meu lado.

Floresci primeiro, sou quem inicia a rama, todos vieram depois de mim.
Mas como não há rosa sem cravo, logo germinaram, colorindo meu jardim.
São meus braços, minhas pernas, meu escudo e laço forte.
Se eu cair, me sustentarão, se eu duvidar e perder a direção, serão meu norte.

Hoje é dia de celebrar ao preto do meio, meu parceiro de longas datas.
Lembro-me de quando saíamos e dançávamos, vivíamos nas noitadas.
Costumávamos dizer: “_mamãe, hoje a noite é nossa, não nos espere chegar”.
“_Vamos dançar a valer e quem sabe até derreter, seremos apanhados de pá”.

São 40 anos vividos, aprendidos, batalhados, conquistados.
Formou sua linda família, uma mulher companheira, duas filhas, um lar consagrado.
O jeito moleque e o sorriso maroto de menino o perseguem por toda a parte.
Quando o chamam de preto, retruca: “Não sou seu preto. Chame-me meu chocolate!”

Sem ser bilíngue ou poliglota, com sua língua torta, foi na Escócia aportar.
Eu que falo meu francês, espanhol e inglês, nem para Noronha consegui viajar.
40 anos vividos, nenhum segredo escondido, muito sonho contido, projetos desenhados.
Desenrolado, desinibido, um exímio dançarino, vai construindo seu reinado.

Na minha paleta de cores, o preto é mais que forte, é cor que predomina.
Na minha infância teve pipa, pião, bola de gude, menos brinquedo de menina.
Tinha um preto traquino, agoniado, que em meu colo para eu cantar pedia.
E haja "boi da cara preta", e de tanto balançar com ele, era eu quem dormia.

Parabéns ao preto do meio, ao riso fácil que 40 anos completa.
Por muitos anos, vamos rir todos juntos, com luzes, fogos, alegria e muita festa.
Formamos um quarteto: 44, 43, 40, 39 anos de negritude colorida.
Tenho cunhadas amorosas, amigas preciosas, mas de irmã, eu juro, nunca senti falta na vida.


Um comentário: