quinta-feira, 24 de abril de 2014

Os Livros e Eu

E no Dia Mundial do Livro...

               [Fonte: Aisemann, J. (2014)]

23 de abril é o Dia Mundial do Livro... muitos passaram em minhas mãos e me marcaram profundamente. Autores diversos, histórias incríveis... Elencar um que me marcou a vida é impossível, mas eu diria que é possível extrair de cada um uma marca para algum aspecto importante do que sou... do que busco...

Em Perdas & Ganhos (Lya Luft): aprendi a apreciar a maturidade e reconhecer que, embora os traços desta sejam visíveis, ela nos torna melhores... especialmente por dentro.

Amor de Perdição (Camilo Castelo Branco): aqui, conheci o amor que nem a morte separa... aliás... que se une na morte para, enfim, ter vida.

Chorei... chorei... chorei muito Quando Nietzsche Chorou (Irvin Yalom) e entendi as angústias que rondavam minh'alma... e ainda estão aqui...

Em Verônica Decide Morrer (Paulo Coelho), compreendi que há sanidade na loucura.

Na Margem do Rio Piedra eu (também) Sentei e Chorei (Paulo Coelho)... pelo não vivido, pelos instantes mágicos perdidos, pela felicidade, que, embora muitas vezes diante do nariz, seguimos buscando-a além de nós...

Em Muito Além do Corpo (Luzilá Gonçalves Ferreira, minha ex-professora e tão amada mestra), em meio ao "Eu", o "Ele", o "Tu"... eu sonhava com o "Nós"... e descobri a vontade de escrever, que venho buscando aprimorar ao longo dos anos... Desde então pensei: 'ainda hei de narrar a minha própria história'... Embora isto tenha se dado há pelo menos duas décadas, ainda não virou livro, mas já se debruça num conto, que será lançado em 02 de maio próximo...

Vivo algumas horas do dia (manhã e noite) em meio aos Narnianos, Telmarinos, Galmarinos, Carlomanos, elfos, náiades, dríades, centauros (tão eu), magia, fantasia... e me vejo em suas aventuras, muito mais ricas, emocionantes e apreciativas do que aquelas que vivo, de fato, no dia a dia, sem querer, sem pedir, sem gostar... sem ter o que apreciar... partilhar... Viva C.S. Lewis, e suas Crônicas de Nárnia!

Ahhh...Há ainda uma gama de livros que costura a colcha de retalhos que hoje sou... e que nunca haverá de estar completa, porque, no mundo da leitura e da escrita, da fantasia, da emoção... enquanto este velho e inquieto peito bater acelerado... enquanto a alma viver... fui início, sou meio... mas não findarei jamais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário