segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Saudando ‘Fre’vereiro

♫♪ Ao som dos clarins de Momo... ♫♪ Homem, se avexe, que eu quero cantar a ti esta canção!

Fonte: [www.acontecesantyago.blogspot.com]


'A corda', que 4 dias Eu acho é pouco! Estou louca para frevar embaixo de uma Pitombeira, tomar um bate-bate com doce, até lascar o quengo do Elefante! Cadê vocês, Felinto, Pedro Salgado, Guilherme e Fenelon? Acham que eu vou ficar só na Vassourinha? Estão pensando que eu vou este ano pra lua? E por acaso não é aqui que o frevo entra na cabeça, depois toma o corpo e acaba no pé?

Avia, meu povo, acorda, que já é hora de estar de pé! Levanta, que não vejo a hora de madrugar aos cacarejos do Galo mais famoso! De tanta Saudade, estou quase apanhando um Bonde, tomando a Batuta do maestro São José e botando o Pierrot pra casar com a Flor da Lira.

Se eu me cansar do frevo, vou no Passo da Ema, porque eu envergo fácil? Eu sou mameluco, sou de Casa Forte, sou de Pernambuco, eu sou o Leão do Norte. Eu sou Madeira de lei que o cupim não rói! Meu maracatu é da coroa imperial, é da casa real!

Se me apoquentarem com esta demora, eu lanço mão das minhas 7 Flechas, chamo toda a Nação Porto Rico pra pescar uma Piaba de Ouro e boto as sombrinhas na rua pros papangus jogarem capoeira! Cuidado com as Caretas dos Caiporas, não! Vou logo avisando! E não me venham com a história de que este será o meu Último Regresso, que só me restam os Valores do Passado!

Eu sei, eu sei que é de fazer chorar quando o dia amanhece e obriga o frevo a acabar, que a quarta-feira é ingrata e chega tão depressa, só pra contrariar... Mas até, lá... eu quero entrar na folia, meu bem. E você, sabe lá o que é isso? Tudo aqui parece que tem feitiço.

Tem batalha o ano todo, uma luta incessante pelo pão de cada dia... e nesta época a gente pensa: Nóis sofre, mais nóis goza, ora Ceroulas! E né, não, é? Ei? Psiu? Tu lá do outro lado da Marins dos Caetés, depois da juba do Leão do Norte, vem pra cá, não é?

Eu tu vinha, porque...

♫♪ É lindo ver ver o dia amanhecer,
Ouvir ao longe pastorinhas mil,
Dizendo bem, que o Recife tem,
O carnaval melhor do meu Brasil! ♫♪

Nenhum comentário:

Postar um comentário